
A vice-governadora de Santa Catarina, Marilisa Boehm, recebeu nesta segunda-feira (1º), em Florianópolis, o chefe de missão e encarregado de Negócios da Embaixada de Singapura no Brasil, Desmond Ng. O encontro reuniu também lideranças empresariais e representantes do Governo do Estado.
Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp
O objetivo da reunião foi estreitar o diálogo e fortalecer parcerias comerciais entre Santa Catarina e Singapura, em um cenário de crescente integração do Brasil com a Ásia.
“Singapura tem interesse em aumentar ainda mais as relações comerciais com Santa Catarina. Temos muitas similaridades, como o investimento em tecnologia, educação, segurança pública e infraestrutura portuária, que tornam tanto o nosso estado quanto a nação asiática polos logísticos”, destacou Marilisa.
Ng ressaltou o interesse estratégico no Estado e citou a participação de Santa Catarina no Ranking de Competitividade dos Estados, no qual o estado ocupa o segundo lugar geral há nove anos consecutivos e lidera em Capital Humano e Segurança Pública.
Setores em pauta

Na reunião, foram discutidas oportunidades em portos, inovação tecnológica, economia verde e comércio exterior. O governo catarinense lembrou que fundos soberanos de Singapura já investem em empresas instaladas em SC.
O secretário de Articulação Internacional, Paulo Bornhausen, destacou o caráter estratégico da aproximação.
“Singapura é referência mundial em inovação e tecnologia, e uma porta para outros países asiáticos. Estamos prontos para inserir ainda mais Santa Catarina nesse contexto”.
A secretária de Articulação Nacional, Vânia de Oliveira Franco, reforçou a prioridade do governo em internacionalizar SC. “Somos um estado competitivo, seguro e com segurança jurídica para que o investimento floresça”, afirmou.
O presidente da Invest SC, Renato Lacerda, apontou lições que podem ser adaptadas à realidade catarinense.
“Podemos aprender com Singapura em promoção internacional, logística portuária, qualificação de mão de obra e políticas de inovação”.
Comércio em expansão
De acordo com o Observatório da FIESC, Santa Catarina exportou US$ 79 milhões para Singapura entre janeiro e julho de 2025. Os principais produtos enviados foram alimentos processados, bombas de líquidos e transformadores elétricos. Já as importações se concentraram em circuitos integrados, polímeros e equipamentos eletrônicos, itens essenciais para a indústria catarinense.
A agenda da comitiva de Singapura em Santa Catarina inclui ainda visitas a centros de inovação, reuniões com o setor produtivo e encontros com secretarias estaduais.