
O transporte coletivo de Florianópolis passou por um processo de modernização nos últimos dois anos com a adoção de sistemas integrados de tecnologia desenvolvidos pela Empresa 1, especializada em soluções para mobilidade urbana. As ferramentas SI.GO, Sigom Telemetria e o Console do Motorista já estão em uso na capital catarinense e têm promovido mais segurança, agilidade e conforto para usuários e motoristas.
Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp
Recadastramento de estudantes sem filas
Uma das mudanças mais perceptíveis para a população foi no processo de recadastramento dos cartões de transporte estudantil. Antes, filas marcavam o início do ano letivo. Agora, com o aplicativo “Floripa no Ponto”, os estudantes podem atualizar as informações e comprovar matrícula online, sem precisar se deslocar aos postos físicos.
A mudança foi possível graças à integração da ferramenta SI.GO, da Empresa 1, ao sistema do Consórcio Fênix. De acordo com Aloísio Formento, gerente da Passe Rápido, cerca de 80% dos estudantes já utilizam o processo digital atualmente.
“O SI.GO está consolidado aqui no município, a gente não se enxerga mais sem ele”, afirmou.
Telemetria contribui com segurança e manutenção
A implantação do sistema Sigom Telemetria permitiu que os operadores monitorassem, em tempo real, o comportamento dos veículos e condutores. O foco não é apenas a redução de custos, mas principalmente a segurança.
O sistema identifica práticas de direção inadequadas e ajuda na prevenção de falhas mecânicas.
“Tivemos um caso de desgaste anormal na embreagem e descobrimos, via telemetria, que o motorista mantinha o pé no pedal. Corrigimos a prática”, contou Enoque Ademir da Silva, coordenador de manutenção.
A ferramenta também organiza o desempenho de cada veículo por linha, algo complexo em sistemas como o de Florianópolis, onde um mesmo ônibus opera em vários trajetos ao longo do dia.
Console facilita rotina dos motoristas
Outro avanço foi a introdução do Console do Motorista, dispositivo embarcado nos ônibus que centraliza funções operacionais como configuração de linha, início e encerramento de viagens e recebimento de alertas de trânsito.
A nova tecnologia agiliza o trabalho dos motoristas, melhora a comunicação com a central de operações e permite resolver em tempo real eventuais problemas com os cartões dos passageiros.
“Foi algo que facilitou muito. Antes, tínhamos que ir até a catraca. Agora, tudo é feito direto do painel”, relatou Adilson Spíndola, motorista da frota.
Florianópolis como referência em mobilidade urbana
Para Marcos Maciel, CEO da Empresa 1, a parceria com Florianópolis reforça o papel da tecnologia como ferramenta para transformar o transporte público.
“Nosso compromisso é seguir desenvolvendo soluções que tornem o sistema mais ágil, sustentável e acessível”, afirmou.
A Empresa 1 atua em mais de 150 cidades brasileiras e figura entre as 100 Empresas Mais Influentes em Mobilidade, segundo ranking do Mobilidade Estadão. A companhia, fundada em 1997, integra o Grupo Volaris e o coletivo Modaxo.