
Santa Catarina conquistou destaque nacional em 2024 ao ser o estado que mais abriu cervejarias no Brasil. De acordo com o Anuário da Cerveja, divulgado pelo Mapa (Ministério da Agricultura e Pecuária), foram 25 novos estabelecimentos, um aumento de 11,1% em relação ao ano anterior.
Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp
Esse crescimento corresponde a quase um quarto do total de novas cervejarias abertas no país (102 no período). Com isso, SC chegou a 250 cervejarias registradas, consolidando-se como o terceiro estado com mais fabricantes de cerveja no Brasil, atrás apenas de São Paulo (427) e Rio Grande do Sul (349).
Atualmente, 12,8% de todas as cervejarias brasileiras estão em Santa Catarina, reforçando a relevância do setor no cenário nacional.
Cultura, turismo e geração de empregos
Segundo o secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Silvio Dreveck, o desempenho catarinense reflete a forte ligação da cerveja e do chope com a cultura, o turismo e o empreendedorismo local:
“A liderança nacional na abertura de cervejarias mostra, mais uma vez, a potência empreendedora que é Santa Catarina. Além disso, o Governo do Estado está deixando a abertura de empresas cada vez mais fácil, para incentivar novos negócios”.
Além do impacto econômico, o avanço também tem relação com as festas típicas do estado e com a geração de empregos e oportunidades no turismo, setores que se beneficiam diretamente da expansão do mercado cervejeiro.