
A Prefeitura de Florianópolis publicou decreto autorizando a desapropriação de um terreno de 2,3 mil m² na Avenida das Rendeiras, no entroncamento com a Rua Vereador Osni Ortiga (SC-406), na Lagoa da Conceição. A medida tem como objetivo viabilizar um projeto de revitalização viária no trecho que conecta a nova ponte ao acesso da avenida, considerado estratégico para melhorar a mobilidade da região.
Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp
Obras previstas
O decreto classifica a intervenção como de interesse público e determina que a Secretaria de Infraestrutura e Manutenção da Cidade conduza os estudos para execução do projeto, que deve contemplar:
-
construção de rótula para reorganizar o fluxo;
-
obras de drenagem;
-
melhorias no sistema viário.
Dos 2,3 mil m², cerca de 1,3 mil m² estão sujeitos à desapropriação e 997 m² pertencem à União, exigindo tratativas com a SPU (Secretaria do Patrimônio da União). O processo ainda prevê etapas de avaliação, negociação, regularização fundiária, licenciamento ambiental e eventual ação judicial, caso não haja acordo amigável.
Mobilidade na Lagoa
A nova ponte da Lagoa da Conceição já está liberada para o tráfego de veículos em ambos os sentidos. A ponte antiga será mantida exclusivamente para pedestres e ciclistas, recebendo obras para implantação de passeio e ciclovia.
A expectativa é que, após a conclusão dessas melhorias, a mobilidade seja significativamente ampliada, beneficiando motoristas, ciclistas e pedestres que circulam pela região.