
Municípios catarinenses de pequeno porte estão apostando na qualificação de servidores como estratégia para acompanhar a transformação digital da gestão pública. Entre junho de 2024 e abril de 2025, 141 cidades com menos de 100 mil habitantes participaram de capacitações oferecidas pela Betha Sistemas, por meio da plataforma Betthers+.
Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp
No Oeste
Barra Bonita enfrentou resistência inicial entre os servidores, mas o formato remoto dos cursos facilitou o processo de adaptação. Segundo o assessor jurídico do município, Afonso Rizzo Brasil, a capacitação online tem sido essencial para superar barreiras e promover melhorias no trabalho diário.
Na Serra
Na Serra Catarinense, São Joaquim é outro exemplo de cidade que prioriza a qualificação técnica. De acordo com o prefeito José Teodoro de Sena Amaral, a informatização teve início na área da saúde, permitindo respostas mais rápidas e ações baseadas em dados, como a melhoria no atendimento a gestantes.
A plataforma
A Betthers+ oferece treinamentos em temas estratégicos, como a Nova Lei de Licitações e alternativas de incremento de receita sem aumento de impostos. A iniciativa da Betha Sistemas, que atende mais de 800 municípios em 22 estados brasileiros, busca democratizar o acesso à tecnologia e garantir que mesmo cidades com 5 mil habitantes possam alcançar níveis elevados de eficiência na gestão pública.