Operação Queda da Torre: Polícia Civil mira lideranças de facção criminosa catarinense em três estados

Operação Queda da Torre: Polícia Civil mira lideranças de facção criminosa catarinense em três estados
Foto: PCSC/Divulgação

A Polícia Civil de Santa Catarina deflagrou na manhã desta terça-feira (6) a Operação Queda da Torre, com foco no combate à atuação de uma facção criminosa catarinense. A ação foi conduzida pela DECOD (Delegacia de Combate às Drogas) do DIC (Departamento de Investigação Criminal) de Itajaí.

A investigação identificou integrantes do alto escalão da facção, incluindo membros de um suposto “conselho” responsável por tomar decisões graves dentro do grupo criminoso – como ordenar execuções, organizar rebeliões e planejar atentados. Essas ordens eram repassadas a integrantes da organização em todo o Estado.

Três advogados também são investigados por atuarem como mensageiros, repassando informações entre criminosos presos e comparsas em liberdade. Um deles é suspeito de ter sido oficialmente “batizado” na facção, com envolvimento direto em movimentações financeiras e na guarda de armas.

Ao todo, foram cumpridos 36 mandados judiciais, sendo 28 de busca e apreensão e oito de prisão preventiva, em 13 cidades de três estados: Santa Catarina, Paraná e Alagoas. As ordens foram executadas simultaneamente em municípios como Florianópolis, Joinville, Criciúma, Itajaí, Camboriú, Cascavel (PR), Arapiraca (AL) e Marechal Deodoro (AL).

Sete dos oito mandados de prisão foram cumpridos. Em Joinville, dois suspeitos foram presos, um deles em flagrante com uma pistola 9mm – ele responderá por posse ilegal de arma de fogo de uso restrito.

Uma advogada foi presa em Guatambu. Outros quatro alvos foram localizados em Marechal Deodoro (AL), Camboriú, Itajaí e Palhoça. Um advogado segue foragido.

Durante a operação, os agentes apreenderam diversos dispositivos eletrônicos e documentos que serão analisados para aprofundar as investigações.




  • 0%