
De 18 a 21 de setembro, o Festival de Primavera – II Semana da Música Instituto Casa Nobre promove não apenas shows e apresentações artísticas, mas também uma série de oficinas gratuitas que reforçam o compromisso do evento com a formação cultural e a participação comunitária.
Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp
Voltadas para crianças, jovens e adultos, as atividades aproximam a população da Guarda do Embaú e região de expressões artísticas diversas, estimulando criatividade, identidade e pertencimento.
Um dos destaques é a oficina “Hip Hop, Existência e Ancestralidade”, ministrada pelo artista Negro Rudhy, especialmente para alunos das escolas públicas locais. A proposta mergulha na história e nos fundamentos do hip hop, incentivando a criação de rimas e poesias autorais como forma de expressão e valorização da identidade cultural.
No sábado, dia 20, a programação inclui ainda a oficina de Fabricação de Pife com Material Reciclável, conduzida por Alexandre do Pife. A atividade ensina técnicas de construção de instrumentos musicais simples, revelando o poder da arte como ferramenta de transformação social e diálogo com a sustentabilidade.
“As oficinas são parte essencial do festival porque criam pontes entre gerações, tradições e realidades distintas. É no contato direto que a arte se torna vivência e deixa marcas profundas na formação das pessoas”, destaca Gustavo Garoto, idealizador do projeto ao lado de Joana Mafra e Giuliana Correa.
O Festival de Primavera – II Semana da Música do Instituto Casa Nobre ocorre entre os dias 18 e 21 de setembro, com programação totalmente gratuita que combina música, oficinas, rodas de conversa e apresentações em diferentes pontos da Guarda do Embaú. As inscrições podem ser feitas pelo link.
Confira a programação completa
Data: 18/09 (quinta-feira)
15h30 – Oficina Hip Hop, Existência e Ancestralidade, com Negro Rudhy
20h – Show Primaverar, com Anélita Núñez e Jeff Nefferkturu
Circuito Off – Mostra artística dos alunos do Instituto Casa Nobre e Palco Aberto com Jam do Edgar Aberto, no Guarda Gosto
Data: 19/09 (sexta-feira)
16h30 – Roda de conversa Confluências Musicais Caboverdiana e Guarani, com Anélita Núñez e Jeff Nefferkturu
19h – Show Mutante, com Kid Mumu
20h30 – Show Kaeté, com Alexandre Rodrigues Trio
Circuito Off – Forró, com Cadê Sanfona, no Guarda Gosto
Data: 20/09 (sábado)
14h – Oficina Fabricação de Pife com Material Reciclável, com Alexandre do Pife
19h – Show Delicadeza Afiada, com Lutiano Nascimento
20h30 – Show Adisi Njo, com Myriam Mwewa e François Muleka
Circuito Off – Duo Angela Coltri e Natália Livramento + Roda aberta de Samba e Choro, no Guarda Gosto
Data: 21/09 (domingo)
18h – Roda de conversa Adisi Yetu, com Myriam Mwewa e François Muleka
19h30 – Show Samba às Avessas, com Pâmela Amaro e grupo
Circuito Off – Folclore Latinoamericano, Duo Mariana Baraj e Yuji Katsui, no Guarda Gosto