
Quando o assunto é tradição na Capital catarinense, a Festa da Farinhada é uma das celebrações mais aguardadas pela comunidade. Desde 1754, o evento gastronômico e cultural resgata e celebra o processo artesanal de produção da farinha de mandioca. E neste ano, a CDL Florianópolis, por meio do Núcleo Sul da Ilha, promove uma edição especial e gratuita da festividade.
Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp
No fim de semana dos dias 12 e 13 de julho, acontece a Farinhada no Sítio Vale Encantado, no bairro Rio Tavares. A ideia é promover educação ambiental e cultural, através da celebração deste processo com a comunidade e as famílias.
“Esse é um legado muito especial e que precisa ser passado de geração em geração. No sítio, temos um moinho antigo, reconhecido pela prefeitura de Florianópolis como patrimônio cultural da cidade. Por isso, realizar a Farinhada nesse espaço, em meio à natureza e os animais, é reviver toda essa história”, afirma o coordenador de Relações Públicas do Núcleo Sul da Ilha, Clovis Dittrich Junior.
Além da vivência com a produção artesanal da farinha de mandioca – desde a colheita, o descasque, a prensa e a peneira do aipim – os participantes também terão à disposição outras atividades, com apresentações do Boi de Mamão, música ao vivo, passeios à cavalo, alimentação de animais e até tirolesa. Uma praça de alimentação também será montada no local, com apoio do Núcleo de Food Trucks da CDL.
“Serão dois dias de muita cultura, história e conexão. Também incentivamos que nossos associados do Sul da Ilha participem e vivam essa experiência, aproveitando o momento para consolidar um networking diferente, fora dos escritórios e estabelecimentos”, finaliza Clovis.
No sábado, o evento vai das 9h às 18h, e no domingo, das 13h às 18h. O ingresso é gratuito, mas precisa ser adquirido por meio do site, clicando aqui. A organização também incentiva a comunidade a colaborar com doações de roupas para a Campanha do Agasalho AJUDA +.