Nova ponte da Lagoa da Conceição tem abertura parcial ao tráfego nesta sexta-feira

Nova ponte da Lagoa da Conceição tem abertura parcial ao tráfego nesta sexta-feira
Foto: Allan Carvalho/PMF

A nova ponte da Lagoa da Conceição, em Florianópolis, terá a abertura parcial ao tráfego de veículos nesta sexta-feira (4), a partir das 8h30. A cerimônia contará com a presença do prefeito Topázio Neto, do governador Jorginho Mello, além de secretários, autoridades locais e moradores da região.

Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp

A estrutura, que já está asfaltada, iluminada e sinalizada, terá inicialmente liberada apenas a faixa da direita, no sentido Avenida das Rendeiras. O tráfego no sentido contrário seguirá pela ponte antiga até que a nova travessia seja completamente concluída.

Nova dinâmica no trânsito

Na nova dinâmica de trânsito, os motoristas que estiverem na Rua Henrique Veras do Nascimento (SC-404), no Centrinho, e quiserem ingressar na travessia vão passar pela lateral da rótula na cabeceira do Centrinho (à esquerda), na altura da Rua Manoel Isidoro da Silveira, e seguir em direção à nova ponte. Já quem estiver vindo das Rendeiras segue pela travessia antiga e, ao chegar no Centrinho, vai virar à direita, se pretender seguir em direção ao Canto dos Araçás (onde fica o terminal lacustre, por exemplo), ou seguir reto se quiser trafegar pelo Centrinho.

Andamento das obras

Iniciada em abril de 2023, a construção da nova ponte inclui uma série de melhorias na estrutura urbana da região. Já foram concluídas as cabeceiras em aterro de rocha, nove blocos e pilares de sustentação, a superestrutura de concreto da pista, ciclovia, passeio público e as barreiras de segurança e guarda-corpos.

Também foi entregue, em outubro de 2024, o novo Terminal Lacustre Ruth Bastos de Oliveira, ponto de embarque e desembarque para a Costa da Lagoa, com estrutura moderna, cobertura, bancos, sanitários acessíveis e bicicletário. Um trapiche de madeira de 100 metros quadrados conecta o terminal à ponte atual.

Revitalização do entorno

O projeto prevê ainda a requalificação das áreas adjacentes à nova ponte. Uma nova praça de 650 metros quadrados está sendo construída ao lado do Centrinho, entre a ponte antiga e o Supermercado Chico. O espaço contará com bancos, mesas, sanitários acessíveis, novo paisagismo e iluminação.

Após a demolição da ponte atual — prevista para quando a nova travessia estiver em pleno funcionamento — será implantado um boulevard com deck de madeira, guarda-corpo metálico e vista para a Lagoa, no local do antigo aterro. Do lado das Rendeiras, será criada uma segunda praça, que também ocupará a antiga cabeceira da estrutura a ser desativada. Importante destacar que as duas áreas — boulevard e nova praça — não serão interligadas.

A conclusão total das obras de revitalização está prevista para o segundo semestre de 2025.

Maior travessia do interior da Ilha

Com 214 metros de extensão e 17 metros de largura, a nova ponte da Lagoa da Conceição será a maior travessia do interior da Ilha de Santa Catarina. A estrutura foi projetada para melhorar o fluxo de veículos, dar mais segurança a pedestres e ciclistas e favorecer a conectividade entre diferentes modais de transporte.

Além de duas faixas de rolamento de 3,5 metros cada, a ponte contará com dois passeios laterais de 2,5 metros e uma ciclovia bidirecional de 2,8 metros de largura. A altura da ponte em relação ao nível da água passará de 1,80 metros para 6 metros, permitindo maior oxigenação entre a Lagoa da Conceição e a Lagoa Pequena, além de facilitar a navegação de embarcações — com um vão livre que triplica de 9 para 30 metros.

Licenças e investimento

A obra, executada pela empresa Cejen Engenharia Ltda., conta com as licenças ambientais necessárias emitidas pelo IMA (Instituto do Meio Ambiente), além de autorizações da Capitania dos Portos e da SPU (Secretaria do Patrimônio da União). O investimento total é de aproximadamente R$ 53 milhões, com prazo contratual de dois anos para conclusão.




  • 0%