
A parceria entre a Celesc, a Prefeitura de Florianópolis e empresas de telecomunicações completou um ano com um saldo de cerca de 25 toneladas de fios irregulares ou sem uso retirados de postes na Capital. Desde o início, em 14 de agosto de 2023, a ação já alcançou quase 21 mil quilômetros de vias, removendo cabos soltos, instalados de forma irregular ou obsoletos.
Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp
Além de reduzir riscos para pedestres e técnicos que trabalham em altura, a limpeza melhora a organização visual das ruas e agiliza serviços de manutenção e expansão das redes.
“Estamos entregando uma cidade mais limpa, organizada e segura. Essa parceria é fundamental para manter a infraestrutura em ordem e permitir que nossos serviços urbanos funcionem de maneira mais eficiente”, destaca o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto.
O presidente da Celesc, Tarcísio Rosa, ressaltou a melhora na eficiência do serviço prestado. “Essa é uma iniciativa que une forças para garantir mais segurança, qualidade no espaço urbano e eficiência técnica. Só em 2024, em todo o estado, retiramos mais de 70 toneladas de cabos, e Florianópolis é um exemplo do quanto podemos avançar quando trabalhamos em parceria com os municípios e empresas do setor.”
Para a secretária de Segurança e Ordem Pública de Florianópolis, Maryanne Mattos, a ação reforça a importância do trabalho conjunto. “Conseguimos eliminar riscos, reduzir pontos de insegurança e oferecer uma cidade mais organizada e segura para moradores e visitantes. É um exemplo de como a cooperação entre diferentes setores traz resultados concretos para a população.”
O gerente regional da Celesc na Grande Florianópolis, Leandro Seemann, lembra que a mobilização envolve equipes de diversas áreas e resultados rápidos. “O impacto é imediato e tem o papel essencial das empresas de telecomunicação. Ao final de cada mutirão, a população já percebe a melhoria visual e a redução de riscos, além de termos mais agilidade para atuar em manutenções e expansões da rede.”
A Celesc mantém ações semelhantes em diversas cidades catarinenses, sempre em parceria com as prefeituras e empresas de telecomunicação. Desde o início dos mutirões, a iniciativa já passou por dezenas de municípios e está em expansão.