
O estilista italiano Giorgio Armani, referência mundial da moda e fundador do império de luxo que leva seu nome, morreu nesta quinta-feira (4), aos 91 anos.
Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp
“O Grupo Armani comunica, com infinito pesar, o falecimento do seu criador, fundador e força incansável: Giorgio Armani. O Sr. Armani faleceu pacificamente, cercado pelos seus entes queridos. Incansável, trabalhou até os últimos dias”, informou a marca em comunicado oficial.
Um império da moda e do luxo
Conhecido como “il re Giorgio” (Rei Giorgio), Armani revolucionou a moda com seu estilo moderno e elegante, construindo uma empresa que fatura cerca de 2,3 bilhões de euros (R$ 14,6 bilhões) por ano.
Sua marca se expandiu muito além da moda:
-
Alta-costura e prêt-à-porter
-
Acessórios, perfumes e joias
-
Arquitetura de interiores e hotéis de luxo em cidades como Milão, Paris, Nova York, Tóquio, Seul e Xangai
Legado
A empresa destacou a visão e a curiosidade incansável do criador:
“Ao longo dos anos, Giorgio Armani criou uma visão que se expandiu da moda para todos os aspectos da vida, antecipando os tempos com extraordinária clareza. Tornou-se uma figura amada e respeitada por sua capacidade de comunicar com todos. Sempre atento às necessidades da comunidade, esteve profundamente ligado à sua amada Milão.”
A companhia ressaltou que continuará o legado do estilista mantendo a independência de pensamento e ação, valores que sempre marcaram sua trajetória.
Velório e funeral
O velório de Giorgio Armani acontece neste sábado (6) e seguirá até domingo (7), em Milão. Atendendo a seu desejo, o funeral será privativo.
Últimos meses
Em junho, Armani não participou dos desfiles da Semana de Moda de Milão, alegando estar em recuperação. Foi a primeira vez que perdeu uma apresentação de sua própria coleção.
Apesar da ausência, acompanhou os preparativos à distância. Em julho, ao completar 91 anos, chegou a publicar uma carta aberta agradecendo o apoio recebido e prometendo voltar em setembro:
“Nas últimas semanas, senti fortemente o abraço daqueles que estavam pensando em mim. Não foi fácil não ouvir seus aplausos ao vivo. Obrigado do fundo do meu coração, e os verei novamente em setembro.”