
O catarinense Marco Antonio Silveira, de 47 anos, morador de Santo Amaro da Imperatriz, passou por uma cirurgia de quadril aguardada desde 2021 e se tornou o paciente de número 1 milhão do programa de Cirurgias Eletivas do Governo de Santa Catarina. O procedimento foi realizado na última semana no Hospital Governador Celso Ramos, em Florianópolis.
Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp
Marco convivia com dores desde os sete anos, após uma queda de bicicleta que causou desgaste ósseo. Apesar de procurar tratamento ao longo da vida, só em 2020 veio a indicação definitiva para a cirurgia, o que o levou a entrar na fila no início de 2021. A ligação confirmando o agendamento, há cerca de dez dias, foi recebida com emoção: “É um sonho que está sendo realizado. Eu nem acreditei quando me ligaram, achei que era mentira. Finalmente vou viver sem dor”, conta.
A marca de 1 milhão de cirurgias foi alcançada com a soma de 650 mil procedimentos eletivos e 360 mil emergenciais, realizados ao longo de dois anos e meio. O investimento total foi de R$ 6,5 bilhões, o maior da história da Saúde em Santa Catarina.
“Botamos dinheiro onde era prioridade e este é o resultado”, afirmou o governador Jorginho Mello. Entre as ações do governo, estão a criação da Tabela Catarinense, habilitações de especialidades de alta complexidade, melhorias nas estruturas hospitalares e parcerias com instituições privadas.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, só no primeiro semestre deste ano foram feitas 83.471 cirurgias eletivas com internação, um aumento de 92% em relação ao mesmo período de 2022. “Nosso objetivo é diminuir o tempo de espera para que nenhum catarinense aguarde anos por uma cirurgia, qualquer que seja a especialidade”, destacou o secretário Diogo Demarchi.
Para Marco, o sentimento agora é de gratidão e esperança: “Foi muito gratificante, estou muito feliz. Enfim vou poder me recuperar e voltar a fazer todas as atividades que eu tanto gosto”.