
Na próxima terça-feira, 15 de julho, mais de mil escolas da rede estadual de ensino de Santa Catarina realizarão simulados de verificação da aprendizagem para estudantes do 5º e 9º ano do ensino fundamental e da 3ª série do ensino médio. A ação faz parte do programa Qualifica SC, promovido pelo Governo do Estado por meio da SED (Secretaria de Estado da Educação).
Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp
O objetivo do simulado é avaliar o nível de aprendizado dos alunos, identificando tanto as habilidades já consolidadas quanto as defasagens existentes. A iniciativa busca orientar estratégias pedagógicas mais eficazes e contribuir para uma educação mais eficiente, equitativa e de qualidade em todo o estado.
“O incentivo das famílias é fundamental para que seus filhos participem do simulado de avaliação da aprendizagem. Esta é uma oportunidade de olhar com atenção para nossos estudantes, entender onde estão suas maiores necessidades e repensar, juntos, os caminhos para avançar”, destaca a secretária de Estado da Educação, Luciane Ceretta.
Os resultados obtidos servirão como base para o planejamento escolar, permitindo intervenções pedagógicas específicas conforme as demandas de cada escola. Além disso, os simulados também preparam os estudantes para avaliações externas, como o SAEB (Sistema de Avaliação da Educação Básica), e fortalecem ações para elevar os índices do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).
Qualifica SC
O programa Qualifica SC integra um conjunto de medidas estratégicas da Secretaria de Estado da Educação para aprimorar o ensino na rede estadual. Ele está estruturado em três eixos principais: qualificação dos dados dos sistemas Sisgesc e Educacenso, melhoria do fluxo escolar e elevação da proficiência acadêmica.
A proposta é garantir permanência, aprendizagem e evolução do desempenho escolar dos estudantes catarinenses, promovendo uma educação pública com melhores resultados e mais oportunidades.