José “Pepe” Mujica morre aos 89 anos; ex-presidente do Uruguai esteve em Florianópolis em 2015 para evento climático

José “Pepe” Mujica morre aos 89 anos; ex-presidente do Uruguai esteve em Florianópolis em 2015 para evento climático
Foto: Reprodução/Internet

O ex-presidente uruguaio José “Pepe” Mujica faleceu nesta terça-feira (13), aos 89 anos, após uma batalha contra um câncer de esôfago com metástases no fígado. Figura emblemática da esquerda latino-americana, Mujica governou o Uruguai de 2010 a 2015 e foi reconhecido por sua postura ética e estilo de vida simples. A informação da morte foi confirmada pelo presidente uruguaio, Yamandú Orsi.

Em janeiro deste ano, Mujica revelou em entrevista ao jornal uruguaio Búsqueda que o câncer havia se espalhado para o fígado e que seu corpo não suportava mais tratamentos agressivos. “Estou morrendo”, afirmou, pedindo respeito à sua privacidade e anunciando que não concederia mais entrevistas.

Em dezembro de 2024, o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva visitou Mujica em Montevidéu e lhe concedeu a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, a mais alta honraria concedida pelo Brasil a estrangeiros. Durante o encontro, ambos relembraram a amizade construída ao longo dos anos, e Mujica expressou seu desejo de descanso .

Mujica esteve em Florianópolis em 2015, quando participou da COY11 (Conferência da Juventude Latino-Americana sobre Mudanças Climáticas) na UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina). Na ocasião, ele proferiu uma palestra na cerimônia de abertura do evento, que buscava engajar os jovens na construção de um futuro mais justo e cooperativo em relação às mudanças climáticas .

O legado de Mujica permanece vivo por sua luta pela democracia, pelos direitos humanos e por uma política mais humana e solidária. Sua trajetória continuará a inspirar gerações em todo o mundo.




  • 0%