Jorginho Mello autoriza novo concurso público para a Polícia Civil com 300 vagas em Santa Catarina

jorginho-mello-autoriza-novo-concurso-publico-para-a-policia-civil-com-300-vagas-em-santa-catarina
Foto: SECOM/Reprodução

Durante solenidade realizada na noite desta terça-feira (15) no Teatro Ademir Rosa (CIC), em Florianópolis, o governador Jorginho Mello anunciou a abertura de um novo concurso público para 300 agentes da Polícia Civil de Santa Catarina. A autorização foi feita durante a formatura da primeira turma do curso de formação inicial para 43 delegados, 15 psicólogos policiais e uma escrivã, nomeados após a retomada dos concursos na área de segurança pública em 2023, após dez anos sem novos certames.

Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp

jorginho-mello-autoriza-novo-concurso-publico-para-a-policia-civil-com-300-vagas-em-santa-catarina1
Foto: SECOM/Reprodução

“Se hoje temos esse status de ser o estado mais seguro do país, é graças aos homens e mulheres das nossas forças de segurança. Estamos investindo em estrutura, pessoal, tecnologia e valorização profissional. Santa Catarina vive um grande momento na segurança pública”, afirmou o governador.

Reforço histórico na Polícia Civil

A formatura celebrou a conclusão do curso de formação realizado pela Acadepol (Academia de Polícia Civil de SC), com 1.074 horas-aula, incluindo atividades teóricas, práticas e estágios em delegacias da Capital. Segundo o diretor da Acadepol, delegado André Luiz Bermudez Pereira, o curso é considerado o mais completo entre as academias de Polícia Judiciária do país.

“Investimos fortemente em capacitação. A formação é só o início. Seguiremos acompanhando esses profissionais ao longo da carreira, com foco em investigação criminal, que é a essência da Polícia Civil”, afirmou o diretor.

A vice-governadora Marilisa Boehm, que é delegada aposentada, destacou a presença feminina histórica na nova turma. “Hoje temos o maior número de delegadas nomeadas na história do Estado. Isso simboliza não apenas representatividade, mas competência e transformação na segurança pública”, disse.

Nomeações e novo concurso

jorginho-mello-autoriza-novo-concurso-publico-para-a-policia-civil-com-300-vagas-em-santa-catarina2
Foto: SECOM/Reprodução

Todos os formandos já foram nomeados e escolheram as cidades onde irão atuar, reforçando o efetivo de delegacias em todo o estado. O delegado-geral da Polícia Civil, Ulisses Gabriel, ressaltou que em apenas 15 dias após o fim do concurso os novos policiais já estarão atuando.

“É o menor tempo da história entre o encerramento do concurso e a nomeação dos aprovados. Além disso, o orçamento da Polícia Civil saltou de R$ 70 milhões em 2022 para mais de R$ 100 milhões em 2024 e 2025”, destacou Ulisses Gabriel.

O novo concurso para 300 agentes autorizado por Jorginho Mello deve ser realizado nos próximos meses. O edital e o cronograma ainda serão divulgados.

Investimentos em segurança

O secretário de Estado da Segurança Pública, coronel Flávio Rogério Pereira Graff, enfatizou os investimentos em viaturas, armamentos e tecnologia, aliados à valorização do capital humano.

“A formatura desses novos profissionais é reflexo de um governo que compreende que segurança se constrói com estrutura e gente qualificada. Continuamos trabalhando para manter Santa Catarina como o estado mais seguro do país”, disse o secretário.




  • 0%