
Durante o período em que as temperaturas ficam mais baixas, é comum o aumento de doenças respiratórias, como resfriados, gripes e até casos de SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave).
Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp
Esse crescimento ocorre devido à maior circulação de vírus, causada pela combinação de tempo seco e aglomerações em ambientes fechados.
“No inverno, as pessoas tendem a permanecer mais tempo dentro de casa, em escritórios e no transporte público com janelas fechadas. Isso aumenta a proximidade entre elas, e a maioria das infecções respiratórias é transmitida por gotículas. Ao tossir, falar ou espirrar, essas gotículas podem atingir olhos, nariz ou boca de outras pessoas e contaminá-las. Ou podem cair em superfícies, que são tocadas inadvertidamente”, explica a infectologista e professora do Instituto de Educação Médica, Silvia Fonseca.
Em casos mais leves, é possível recorrer a remédios naturais, como chás e lambedores com plantas medicinais que possuem propriedades antivirais e anti-inflamatórias. Segundo a farmacêutica e professora do curso de Farmácia da Estácio, Lindaura Carvalho, “algumas plantas têm propriedades medicinais, de onde são extraídos os princípios ativos dos medicamentos. Por isso, é possível utilizá-las em casa na preparação de chás e lambedores, como conhecemos aqui na nossa região”.
Chá de limão com alho e lambedor de chambá com malva do reino
Lindaura alerta que a eficácia do chá depende da forma correta de preparo. “Chás feitos com folhas devem ser preparados por infusão, ou seja, com a água quente e abafada. Lave as folhas, coloque-as numa xícara com água quente, tampe e deixe descansar por cerca de 15 minutos antes de consumir.”
Já as cascas, raízes e sementes devem ser preparadas por decocção (cozimento): leve as partes da planta à fervura junto com a água. Entre as plantas mais utilizadas para preparos de remédios naturais caseiros, estão: malva do reino, limão, alho, chambá, erva-cidreira, hortelã e gengibre.
A seguir, duas receitas práticas para aliviar sintomas respiratórios leves:
Chá de Alho e Limão (infusão)
Ingredientes:
1 limão
2 dentes de alho
1 copo de água
Mel (opcional)
Modo de preparo:
Ferva a água com os dentes de alho. Desligue o fogo, adicione o suco do limão, abafe com um pires e espere cerca de 15 minutos. Adoce com mel, se desejar. Beba morno, até 3 vezes ao dia.
Lambedor de Chambá e Malva do Reino
O chambá, planta originária da África, possui propriedades expectorantes, broncodilatadoras e anti-inflamatórias. Caso não encontre chambá, pode-se substituir por alho, guaco ou abacaxi.
Ingredientes:
30 folhas de malva do reino
1 punhado de folhas Chambá (10g)
1 copo americano de açúcar
Panela de vidro, ágata ou barro (evite alumínio)
Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes na panela e leve ao fogo médio. Mexa por 5 a 10 minutos, até formar um líquido com textura de xarope. Coe, armazene em vidro ambar (escuro) conservar em geladeira por 3 dias.
Adulto uma colher de sopa 3X ao dia.
Criança uma colher cha 3x ao dia