Governo de Santa Catarina inicia modernização digital em seis hospitais da rede pública

governo-de-santa-catarina-inicia-modernizacao-digital-em-seis-hospitais-da-rede-publica
Foto: SECOM/Reprodução

O Governo de Santa Catarina, por meio da SES (Secretaria de Estado da Saúde), deu início a um amplo processo de modernização da infraestrutura digital dos hospitais da rede pública estadual. O projeto, que prevê investimento superior a R$ 2,8 milhões, começou com a substituição de servidores e storage em duas unidades da Grande Florianópolis: o Hospital Regional de São José e o Instituto de Cardiologia.

Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp

Outros quatro hospitais também serão contemplados nesta etapa: o Hospital Infantil Joana de Gusmão, o Hospital Governador Celso Ramos (ambos em Florianópolis), o Hospital Regional Hans Dieter Schmidt (em Joinville) e o Hospital e Maternidade Tereza Ramos (em Lages).

“É o princípio de uma transformação na saúde. Modernizar a infraestrutura digital dos hospitais é garantir mais agilidade e segurança no atendimento, tanto para os profissionais quanto para os pacientes”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Diogo Demarchi. Segundo ele, essa ação faz parte de um plano mais amplo orientado pelo governador Jorginho Mello para modernizar toda a rede estadual com foco em inovação e resolutividade.

A primeira fase do processo, a troca física dos equipamentos, já foi concluída. Agora, começa a etapa de migração dos sistemas virtualizados para os novos servidores, trabalho que será realizado gradualmente, à noite e nos finais de semana, para evitar impacto nos serviços hospitalares.

De acordo com a diretora de Tecnologia da Informação e Governança Eletrônica da SES, Solange Pereira do Nascimento, os novos servidores são até oito vezes mais potentes em capacidade de memória RAM e oferecem armazenamento três vezes maior que os anteriores, considerando o crescimento das demandas nos próximos dez anos. Os equipamentos também contam com sistemas de redundância que evitam interrupções mesmo em caso de falhas técnicas.

Além de garantir maior segurança e agilidade no acesso e gestão de dados hospitalares, a modernização tem impacto direto na qualidade do atendimento. “Com sistemas mais rápidos e confiáveis, os profissionais conseguem oferecer respostas mais eficientes aos pacientes e aumentar a capacidade de atendimento”, destacou o diretor do Hospital Regional de São José, Daywson Koerich.




  • 0%