Furtos de fios na Grande Florianópolis em 2025 já superam metade dos casos de todo ano passado

Furtos de fios na Grande Florianópolis em 2025 já superam metade dos casos de todo ano passado
Foto: Celesc/Divulgação

Os furtos de fios em 2025 já representam mais da metade das ocorrências do ano de 2024 na Grande Florianópolis. Dados da Celesc (Centrais Elétricas de Santa Catarina) mostram que mais de 15,7 mil unidades consumidoras já ficaram sem energia elétrica neste ano devido a furtos de cabos na região.

O número de ocorrências do crime chegou a 275 apenas em 2025, ultrapassando a metade do total registrado em 2024. Apesar de não haver um levantamento exato sobre a quantidade de metros de fios levados, a companhia informa que o controle é feito com base nos registros e nos locais atingidos.

Em alguns casos, os criminosos chegam a levar cerca de 60 metros de cabos. Já em outras situações, o furto é frustrado ou envolve cabos particulares, de responsabilidade dos próprios consumidores, fora do monitoramento da companhia.

Segundo a Celesc, medidas têm sido adotadas para reduzir os prejuízos e dificultar os crimes, como a troca de cabos de cobre por alumínio, material de menor valor comercial. A companhia também atua em parceria com as forças de segurança para identificar possíveis receptadores e coibir o comércio ilegal do material.

A orientação é para que qualquer movimentação suspeita seja denunciada imediatamente à polícia pelo número 190.




  • 0%