
A Prefeitura de Florianópolis iniciou nesta semana a operação de um sistema inteligente de monitoramento urbano voltado à identificação e correção de irregularidades em vias públicas.
Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp
O objetivo da iniciativa é melhorar a qualidade dos serviços públicos e reduzir custos operacionais com fiscalização.
“Os dados permitem reduzir custos operacionais com fiscalização e melhorar a qualidade dos serviços municipais”, destacou Nycholas Gonçalves do Nascimento, secretário em exercício de Infraestrutura e Manutenção da Cidade.
Quatro varreduras por ano
Com o novo contrato, serão realizados quatro levantamentos anuais, um a cada três meses, em todas as regiões de Florianópolis. Um veículo da Mapzer já está circulando pela cidade para realizar o primeiro mapeamento das irregularidades.
A plataforma identifica automaticamente situações como buracos nas ruas, calçadas danificadas, empoçamentos de água, falhas na sinalização, descarte irregular de resíduos, vegetação alta, iluminação pública acesa durante o dia, presença de animais soltos, terrenos baldios com mato alto, materiais de construção sobre passeios, pichações e publicidade irregular.
“A tecnologia embarcada permite o processamento de dados em tempo real, com registro das informações em nuvem. A equipe já foi treinada para interpretar e utilizar os relatórios com eficiência”, explicou o engenheiro Ivan Luiz Ceola Schneider, responsável técnico pelo contrato.
Treinamento e integração entre secretarias
O treinamento das equipes municipais na solução começou na última segunda-feira (8), em parceria com a Secretaria Municipal de Segurança e Ordem Pública. A operação inicial atenderá as áreas de infraestrutura, mobilidade, meio ambiente, segurança, ordem pública e bem-estar animal. Outras secretarias poderão aderir ao sistema futuramente.
“Firmamos um contrato diferente do padrão, que permite até dois levantamentos por mês — aqui optamos por quatro anuais, suficientes para criar relatórios completos que otimizam a atuação das equipes operacionais. A IA também poderá aprender novas demandas ao longo do tempo”, destacou Schneider.
Florianópolis mais inteligente
Com o uso da tecnologia, a Prefeitura espera aumentar a eficiência na identificação de problemas urbanos, priorizar intervenções e acelerar a resposta aos cidadãos.
A iniciativa faz parte dos esforços da capital catarinense para se consolidar como uma cidade inteligente, utilizando tecnologia para melhorar a qualidade de vida e a gestão pública.