Evite sustos na volta: medidas simples protegem sua casa durante as férias de julho

Evite sustos na volta: medidas simples protegem sua casa durante as férias de julho
Foto: Imagem Ilustrativa/Freepik

Muitas famílias aproveitam as férias escolares de julho para viajar. Para garantir que o retorno seja tranquilo, sem sustos, é essencial tomar medidas preventivas de segurança — tanto para o imóvel que ficará vazio quanto para aquele que será temporariamente ocupado.

Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp

Gerente do segmento de portaria remota e controle de acesso da Orsegups, Tiago Guimarães Carvalho dá uma série de dicas para moradores e turistas.

Conheça e respeite as regras do condomínio

Antes de viajar ou alugar o imóvel, certifique-se de que todos — moradores, familiares ou inquilinos temporários — estejam cientes das normas de segurança. Isso inclui como proceder nas entradas e saídas e como liberar acesso a visitantes e prestadores de serviços.

Avise o síndico que vai viajar

Avise que o apartamento ficará vazio. Assim, qualquer movimentação estranha será rapidamente percebida. Deixe contatos de emergência para facilitar a comunicação em caso de necessidade.

Proteja seu patrimônio

Câmeras de segurança, alarmes e sensores ajudam a proteger residências. Há uma grande variedade de oferta atualmente. Há no mercado, por exemplo, alarmes que usa Inteligência Artificial para aumentar a eficiência do monitoramento. Com alta tecnologia, o Alarme 365 pode ser instalado em menos de uma hora sem a necessidade de obras no imóvel.

Tome cuidado ao acessar o condomínio a pé

Sempre verifique se alguém está tentando entrar junto com você sem autorização. Caso perceba essa situação, oriente a pessoa a se identificar na portaria.

Fique atento ao acesso de veículos

Ao entrar de carro no condomínio, espere o portão fechar completamente. Isso impede que intrusos aproveitem o momento para invadir o local.

Informe sobre festas ou visitas durante a viagem

Se você vai receber visitas ou alguém ficará hospedado em sua residência durante a viagem, avise com antecedência e forneça a lista de autorizados à portaria. Isso facilita o controle de entrada e evita acessos indevidos. Sistemas modernos de reconhecimento facial incluem aplicativos pelos quais é possível cadastrar temporariamente os inquilinos de um imóvel alugado durante as férias. O acesso, limitado ao período da estadia, é rastreável, o que é fundamental em condomínios com alta rotatividade.

Controle o uso das TAGs de acesso

Caso entregue uma TAG para um visitante ou prestador de serviço, registre essa entrega com o síndico. Em caso de perda, avise imediatamente para bloqueá-la e evitar acessos não autorizados.

Proteja seu patrimônio com fechaduras e cadeados

Muita gente abandona hábitos essenciais de segurança dentro de condomínios. Esse é um equívoco. Mesmo em um prédio de apartamentos, é necessário trancar portas com chaves ou fechaduras eletrônicas. Alvo frequente de furtos, as bicicletas devem ser guardadas com cadeado.




  • 0%