
A tradição musical de São José ganha um novo fôlego com a reabertura da Escola de Música da Sociedade Musical União Josefense, que está com inscrições gratuitas abertas para jovens a partir de 12 anos e adultos interessados em aprender instrumentos de sopro, percussão ou teoria musical. Não é necessário ter experiência anterior.
Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp
As aulas ocorrem às terças-feiras, das 19h às 22h, e aos sábados, das 8h30 às 12h30, na sede da União Josefense, no Centro Histórico de São José. Mais do que uma escola, o projeto integra o Roteiro de Memórias, que conecta espaços históricos e fortalece o vínculo entre a comunidade e o passado do município.
Quase 150 anos de história
Fundada em 1876, a União Josefense surgiu da união de três antigas bandas da cidade e é considerada uma das mais antigas em atividade no estado de Santa Catarina. Reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial e Material de São José, a banda retomou suas atividades em 2023, após a pausa causada pela pandemia, com o objetivo de manter viva sua herança musical e formar novas gerações de músicos.
Para o saxofonista Ney Platt, que integra a banda, a escola cumpre um papel essencial na preservação cultural. “A banda sempre foi fundamental nas festividades do município, como a Festa do Divino, procissões, datas cívicas, aniversário da cidade, Natal e tantas outras. Nosso sonho sempre foi abrir as portas para ensinar música gratuitamente, como aconteceu comigo ainda menino”, relembra.
Música como ferramenta de transformação
A Sociedade Musical União Josefense vai além do papel de animar festas e cerimônias: ela representa um importante centro de educação cultural e cidadania. “A Sociedade Musical União Josefense é um verdadeiro símbolo de resistência cultural e de amor à arte. Manter viva essa tradição, abrir espaço para novos músicos e integrá-la ao Roteiro de Memórias é valorizar nossa história e inspirar o futuro”, afirma Toninho.
Pesquisas apontam que o aprendizado musical contribui significativamente para o desenvolvimento cognitivo, habilidades sociais e até para a melhora no desempenho escolar. Com base nesses benefícios, a escola da União Josefense reafirma seu papel não só na preservação cultural, mas também na formação humana e educacional dos seus alunos.
Como se inscrever
Os interessados em fazer parte da escola de música podem entrar em contato diretamente com o professor Alissom pelo telefone ou WhatsApp: (42) 9109-3028.