
Com a desativação da Penitenciária de Florianópolis, o governador de santa Catarina, Jorginho Mello, pretende construir uma estátua de 30 metros, mesmo tamanho do Cristo Redentor. De acordo com o anúncio feito pelo governador, a construção deverá ter início após a desativação total do complexo prisional, prevista para ocorrer em 2026.
A obra faz parte do projeto de revitalização do terreno, entretanto a viabilização do projeto segue em estudo. De acordo com o governo, uma colaboração com a iniciativa privada deve ser realizada, sendo o Fort Atacadista o principal nome para financiar a construção.
Além disso, o governador informou que a estátua de 30 metros terá escadaria para ‘pagar pecados’ e que a obra vai homenagear Santa Catarina de Alexandria, padroeira que dá nome ao estado.
Moradores da Agronômica pediram transformação da área do presídio em espaço cultural. Em março deste ano, o governo realizou uma escuta social ativa onde 86,9% das pessoas desejam que o local seja transformado em um espaço de cultura e lazer.
A próxima fase do projeto é passar pelas fases de sondagem de mercado e chamamento público de consultorias interessadas em desenvolver os estudos técnicos para viabilizar a concessão ou parceria público-privada da Cidade da Cultura.