Criminosos que incendiaram ônibus e ruas em Florianópolis são condenados pela Justiça

criminosos-que-incendiaram-onibus-e-ruas-em-florianopolis-sao-condenados-pela-justica
Foto: PCSC/Reprodução

Dois homens foram condenados pelo TJSC (Tribunal de Justiça de Santa Catarina) por envolvimento nos incêndios criminosos ocorridos em 14 de agosto de 2024, em bairros do Norte da Ilha, em Florianópolis. A decisão da Vara Criminal da Região Metropolitana da Capital foi proferida na última sexta-feira (27). Somadas, as penas chegam a 19 anos e seis meses de prisão, ambas em regime fechado.

Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp

De acordo com as investigações, os ataques foram coordenados por uma facção criminosa com o objetivo de desviar a atenção das forças de segurança, que naquele dia realizavam uma operação para capturar um líder do crime organizado.

O primeiro réu foi condenado a 10 anos e seis meses por participação em organização criminosa com o uso de adolescentes e pelo crime de incêndio. Já o segundo homem recebeu pena de nove anos por tráfico de drogas com envolvimento de menores e também por incêndio. Durante a prisão deste último, a polícia apreendeu maconha e cocaína em sua residência.

criminosos-que-incendiaram-onibus-e-ruas-em-florianopolis-sao-condenados-pela-justica
Foto: PCSC/Reprodução

Relembre o caso

Os incêndios começaram por volta das 15h30 de 14 de agosto e se estenderam até o início da noite, afetando diretamente a rotina de moradores e motoristas da região. A ordem para os ataques partiu de um traficante que havia sido surpreendido vendendo drogas e reagiu à prisão com disparos contra os policiais antes de fugir.

Na tentativa de impedir a atuação da polícia, integrantes da facção, incluindo os dois condenados e adolescentes recrutados, incendiaram vias, ergueram barricadas e atearam fogo a um ônibus do transporte coletivo na Estrada Dom João Becker, nos Ingleses. Apesar da gravidade da ação, ninguém ficou ferido.

criminosos-que-incendiaram-onibus-e-ruas-em-florianopolis-sao-condenados-pela-justica
Foto: PCSC/Reprodução

Pontos afetados

Os focos de incêndio e bloqueios ocorreram nos seguintes locais:

  • Estrada Dom João Becker (Ingleses)

  • Estrada Vereador Onildo Lemos (Santinho)

  • Rodovia João Gualberto Soares (Ingleses do Rio Vermelho)

  • Servidão Vicentina Custódia Santos — conhecida como Rua dos Baianos (Ingleses do Rio Vermelho)

  • Rua Fabriciano Inácio Monteiro (Vargem do Bom Jesus)

  • Rua Hypólito Gregório Pereira (Canasvieiras)

Por segurança, os ônibus do transporte público precisaram circular com escolta policial nas áreas afetadas.

A condenação reforça o trabalho das autoridades no combate ao crime organizado e à violência urbana, especialmente em ações que envolvem adolescentes e colocam em risco a segurança pública.




  • 0%