
Os Parajasc (Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina) começaram na terça-feira (28). Mas as provas de atletismo que deveriam ter iniciado na manhã de quarta (29), no Complexo Esportivo de Timbó, foram adiadas inicialmente para sexta-feira, sábado e domingo e neste momento estão sem data definida para acontecerem.
O motivo é um impasse entre a Fesporte (Fundação Catarinense de Esporte), organizadora dos Jogos, e os árbitros da FCA (Federação Catarinense de Atletismo), que alegam receber uma remuneração abaixo do requisitado para a competição e por isso muitos deles resolveram não atuar.
De acordo com nota da FCA, apenas três profissionais de arbitragem iriam trabalhar nos Jogos, e por isso não haveria equipe de arbitragem para atuar. Veja abaixo:
“Recentemente estivemos reunidos com o comando da FESPORTE e reiteramos a necessidade de ajustes na forma de remuneração, pagamento de deslocamento e alimentação, e novamente não fomos atendidos. Infelizmente após consultarmos nossos árbitros, apenas três deles se dispuseram a atuar na etapa estadual do Parajasc em Blumenau e por tal motivo comunicamos formalmente a FESPORTE que não havia equipe de arbitragem a ser indicada pela FCA”, comunicou a nota da FCA.
A Fesporte publicou uma nota comunicando o adiamento das provas de atletismo:
“A poucos dias do início dos 17º Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina (Parajasc), a Fesporte foi surpreendida com uma série de exigências referentes ao pagamento de pró-labore, entre algumas outras demandas solicitadas por parte da Federação Catarinense de Atletismo para a arbitragem das provas, deixando de apresentar a relação de árbitros para o evento. A Fesporte reforça o seu compromisso com o paradesporto catarinense, e não está medindo esforços para que a realização dos Parajasc (Jogos Abertos Paradesportivos de Santa Catarina), aconteça normalmente em todas as modalidades”.
Na manhã de quinta-feira (30), uma reunião entre os municípios participantes do atletismo junto à Fesporte foi realizada. Foi definido que as competições desta modalidade serão adiadas sem data definida.
O presidente da Fesporte, Freibergue Rubem do Nascimento, em entrevista ao Jornal da Manhã, da Jovem Pan News Florianópolis, afirmou que Fesporte está junto com os atletas e que estão revoltados com a postura dos árbitros do atletismo.
“Eles realmente boicotaram os Parajasc. Todas as conversas até segunda-feira foram amigáveis e não haviam dito claramente que iriam boicotar. Nós aceitamos todas as reivindicações, como conceder alimentação, indenização do combustível de transporte ida e volta. A única promessa não atendida ficou para depois do Parajasc, que é o pagamento do deslocamento. Não existe pagar sem ter uma contraprestação”, destacou o presidente.