
São José, na Grande Florianópolis, se destacou mais uma vez no cenário econômico catarinense. O município registrou o maior saldo de vagas de emprego com carteira assinada em Santa Catarina no mês de maio, com 845 novos postos de trabalho formais.
Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp
Com esse desempenho, o município chegou à marca de 139,6 mil empregos com carteira assinada, consolidando-se como um dos polos mais dinâmicos da economia estadual em 2025.
O resultado positivo foi divulgado pelo Ministério do Trabalho e Emprego por meio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged), nesta segunda-feira (30). O levantamento aponta que, entre janeiro e maio de 2025, Santa Catarina gerou 73.769 novos empregos formais, o que representa 70% do total alcançado em todo o ano de 2024.
Além de São José, os municípios de Chapecó (341), Palhoça (298), Concórdia (291) e Blumenau (262) completam a lista das cinco cidades catarinenses com melhor desempenho na geração de empregos em maio.
Para o prefeito de São José, Orvino Coelho de Ávila, os números refletem a seriedade com que o município tem tratado o desenvolvimento econômico do município. “Precisamos facilitar para quem busca empreender ou investir no nosso município. E além de facilitar, é muito importante que a prefeitura incentive os novos negócios, que, consequentemente, geram empregos”, destaca Orvino.
O secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Silvinei Vasques, reforça que o bom resultado não é fruto do acaso, mas de planejamento. “Os números comprovam que São José é a cidade das oportunidades. A perspectiva é de que isso melhore ainda mais a partir das ações planejadas e previstas pela administração municipal”, afirma Vasques.
Ele ainda ressalta que o município tem adotado políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável, à qualificação profissional e à atração de investimentos estratégicos. Em 2024, São José já havia se destacado nacionalmente ao registrar a criação de 8,8 mil empregos formais, conquistando a 26ª posição no ranking nacional de geração de empregos, segundo o próprio Caged.
O bom desempenho de São José contribui diretamente para os resultados do estado. O setor de Serviços foi o grande destaque no período, com saldo de 1.344 vagas, seguido pela Indústria (239) e pela Construção (11).