Câmara de Florianópolis aprova em 1º turno projeto que proíbe caixas de som nas praias

Câmara de Florianópolis aprova em 1º turno projeto que proíbe caixas de som nas praias
Foto: Reprodução/Internet

A Câmara de Vereadores de Florianópolis aprovou em 1º turno, na quarta-feira (9), o PL (Projeto de Lei) que proíbe o uso de caixas de som nas praias de Florianópolis. O PL é de autoria da atual vice-prefeita, Maryanne Mattos (PL), e agora segue para a votação em 2º turno, marcada para o dia 14. Se for novamente aprovado, o provejo vai à sanção do prefeito Topazio Neto (PSD).

Quem desrespeitar a norma pode ter seus equipamentos confiscados pela fiscalização municipal. Segundo Maryanne, o projeto tem o objetivo preservar o sossego e a qualidade de vida nas áreas litorâneas.

“O uso de caixinhas de som contribuiu para um aumento excessivo do ruído e da poluição sonora, impactando negativamente a saúde e a tranquilidade dos usuários das nossas praias”, disse a vice-prefeita.

O texto impõe a proibição da utilização de equipamentos sonoros, como caixas de som portáteis, alto-falantes e dispositivos similares. Porém, prevê exceções em eventos autorizados pelo município, sons emitidos por veículos de emergência, e apitos utilizados por rondas, policiais e salva-vidas.

PL voltou para pauta depois de dois anos

O PL, de 2023, foi colocado na pauta pelo presidente em exercício Bericó (PL). Como se trata de um texto originalmente antigo, todas as tramitações já foram realizadas e, após ser arquivado com o fim da legislatura anterior, foi desarquivado pelo atual líder de governo na Câmara, Diácono Ricardo (PSD).




  • 0%