Banheiros masculinos do Jornalismo na UFSC passam a exigir chave após flagra de sexo e vandalismo no CCE

banheiros-masculinos-do-jornalismo-na-ufsc-passam-a-exigir-chave-apos-flagra-de-sexo-e-vandalismo-no-cce
Foto: Reprodução

A UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) decidiu restringir o uso dos banheiros masculinos do térreo do Departamento de Jornalismo do CCE (Centro de Comunicação e Expressão) após episódios de atos sexuais, excesso de utilização e danos ao patrimônio. A medida foi comunicada nesta quarta-feira (3) pelo chefe do departamento, professor Aureo Moraes, em mensagem enviada aos estudantes.

Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp

Motivos da decisão

banheiros-masculinos-do-jornalismo-na-ufsc-passam-a-exigir-chave-apos-flagra-de-sexo-e-vandalismo-no-cce1
Foto: Reprodução

Segundo Moraes, esta foi a segunda vez que preservativos usados foram encontrados pelas funcionárias de limpeza no espaço. Além disso, um buraco foi aberto na parede que divide as cabines, causando constrangimento e insegurança aos usuários.

“As faxineiras encontraram preservativos usados largados no chão. Isso gera desconforto e constrangimento”, afirmou.

Outro ponto destacado é que o número de pessoas utilizando os sanitários estava acima da capacidade prevista, gerando sobrecarga às funcionárias de limpeza e ao fornecimento de insumos. Atualmente, apenas duas terceirizadas cuidam da higienização do prédio.

Como ficará o acesso

Com a nova regra, o acesso aos banheiros será exclusivo para estudantes de graduação e pós-graduação em Jornalismo, mediante retirada de chave na secretaria do curso.

“A medida se faz necessária em razão da segurança sanitária”, explicou o chefe do departamento, ressaltando que não houve reação negativa dos estudantes até o momento.

A decisão já foi comunicada à direção do CCE (Centro de Comunicação e Expressão).


Nota oficial do Departamento de Jornalismo

“A presente mensagem serve para informar que, nesta data, a Chefia do Departamento de Jornalismo decidiu pela restrição de uso dos banheiros localizados no térreo do prédio, junto ao jardim interno do Departamento. Tal medida se justifica pelas razões a seguir relacionadas:

  1. Recentemente as trabalhadoras terceirizadas, responsáveis pela limpeza das instalações do Departamento, têm recolhido preservativos – usados! – e deixados sem qualquer cuidado nos banheiros masculinos do térreo do Departamento, o que constitui risco sanitário em geral e, em especial, às trabalhadoras;

  2. O uso contínuo dos banheiros para além dos usuários vinculados ao Departamento – especialmente estudantes de Graduação e Pós-Graduação – impacta na produção de resíduos e uso de insumos que extrapola o dimensionamento para fins de carga de trabalho das trabalhadoras terceirizadas e o fornecimento, por exemplo, de papel e itens de limpeza, pela UFSC;

  3. Também ocorreu há algum tempo dano ao patrimônio, com a perfuração de uma parede que divide as duas cabines das “privadas”, ocasionando insegurança e constrangimento a quem a elas recorre. Por mais que tenhamos bloqueado o “furo”, recorrentemente ele volta a ser aberto.
    Assim, desde o dia de hoje, o acesso àquelas instalações é restrito a estudantes do Curso de Graduação em Jornalismo, mediante a liberação das chaves na Secretaria.

Prof. Aureo Moraes
Chefe do Departamento de Jornalismo”




  • 0%