
O município de Praia Grande, no Extremo Sul de Santa Catarina, retomou os voos de balões na manhã desta quarta-feira (2). Quatro balões decolaram na primeira hora do dia, marcando o reinício da atividade após o grave acidente que matou oito pessoas no dia 21 de junho, durante um passeio turístico.
Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp
A retomada estava prevista para terça-feira (1), mas foi suspensa pela AVIBAQ (Associação de Voos de Instrução de Balão de Ar Quente de Praia Grande). A decisão foi tomada com base no novo sistema de boletim técnico diário emitido pela entidade, que identificou condições meteorológicas desfavoráveis à decolagem, principalmente devido ao excesso de vento.
Novo protocolo
Desde o acidente, a AVIBAQ liderou discussões para a criação de protocolos e padronização do serviço, especialmente no que se refere à segurança. O novo protocolo inclui cerca de 25 itens, como a obrigatoriedade de dois extintores a bordo e a criação de uma comissão meteorológica.
A associação também segue em busca da regulamentação dos voos junto à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil). “A regulamentação é algo que buscamos há mais de 10 anos”, explicou o presidente da AVIBAQ, Murilo Pereira Gonçalves.
Dados da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo indicam que até 80% da economia local é movimentada pelo balonismo, que é tratado como um marco no crescimento socioeconômico e como fundamental para o futuro da cidade.