Após 9 anos, Layback Pro retorna à Praia da Joaquina com apoio da Prefeitura da Capital

Após 9 anos, Layback Pro retorna à Praia da Joaquina com apoio da Prefeitura da Capital
Foto: Márcio David/Reprodução

A Praia da Joaquina volta a ser palco de uma etapa do WSL (World Surf League) QS (Qualifying Series) após nove anos. A quinta edição do Layback Pro em Florianópolis, com apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer, será realizada de 19 a 23 de março e encerrará a temporada 2024/2025 da WSL South America.

O evento acontece na categoria QS 3000, masculino e feminino, e definirá os campeões sul-americanos e os classificados para o Challenger Series ainda esse ano.

A competição, que ocorreu nos últimos anos na Praia Mole, retorna à Joaquina, um dos principais palcos do surf brasileiro. O Layback Pro também promove um QS feminino, que teve a única edição na praia em 2014.

Entre os destaques da história do evento, estão atletas como Michael Rodrigues, campeão de 2022, e Tainá Hinckel, que venceu em 2024 e conquistou o título sul-americano da WSL.

“Florianópolis tem uma relação histórica com o surf, e receber novamente uma etapa do circuito mundial na Joaquina é motivo de orgulho para a cidade. Esse retorno fortalece nossa identidade como um dos principais polos do esporte no Brasil e ainda movimenta a economia, o turismo e a cultura local. É uma honra apoiar um evento desse nível, especialmente no mês de aniversário da nossa capital”, comemora o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto.

Mais do que um campeonato de surfe, o Layback Pro valoriza a cultura e o lifestyle do esporte, com diversas atrações abertas ao público. Entre elas, a segunda edição do Floripa Film Festival, maior evento de filmes de surf do Brasil, além de ações de preservação ambiental, como limpeza de praia, festas e sunsets ao fim de cada dia de competição.

A programação completa está disponível no Instagram oficial do evento @layback_pro.

Para o Secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Roberto Katumi, eventos como o Layback Pro são fundamentais para ampliar o reconhecimento dos nossos talentos e incentivar novas gerações. “Além da competição, essa é uma oportunidade de valorizar o esporte, a cultura e o compromisso da cidade com o desenvolvimento do surf.”

O evento é homologado pela WSL Latin America e viabilizado pela Lei de Incentivo ao Esporte do Ministério do Esporte do Governo Federal. A realização é da Agência Esporte Arte, com patrocínio da Prefeitura Municipal de Florianópolis, por meio Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer e Dare, apoio da Greenish, Ease Labs Cannabis Products, Evoke, Fu-Wax, Havenga, Oakberry e Refúgio Ekrãn.

Conta também com suporte da FECASURF (Federação Catarinense de Surf) e da Associação de Surf da Joaquina (ASJ), parceria de mídia do site Waves.com.br e produção da FIRMA na transmissão ao vivo pelo WorldSurfLeague.com.




  • 0%