Alexandre de Moraes é intimado por tribunal americano e pode ser julgado nos Estados Unidos

alexandre-de-moraes-e-intimado-por-tribunal-americano-e-pode-ser-julgado-nos-estados-unidos
Foto: Jota/Reprodução

A Justiça da Flórida, nos Estados Unidos, voltou a intimar o ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), em uma ação movida pela Trump Media, empresa ligada ao ex-presidente norte-americano Donald Trump, e pela plataforma de vídeos Rumble. A notificação foi expedida na segunda-feira (7/7), e o magistrado brasileiro terá 21 dias para apresentar resposta por meio de um advogado credenciado no país.

Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp

Na ação, as empresas acusam Moraes de violar leis norte-americanas e promover censura ao determinar o bloqueio de perfis de usuários nos EUA. A alegação é de que decisões do ministro estariam afetando a liberdade de expressão de cidadãos americanos e interferindo em negócios sediados nos Estados Unidos.

As críticas à atuação de Moraes começaram após o magistrado ordenar a suspensão do X (antigo Twitter) no Brasil, em 2024, sob a justificativa de que a rede social descumpriu determinações judiciais brasileiras. A medida repercutiu internacionalmente, especialmente entre apoiadores de Donald Trump.

alexandre-de-moraes-e-intimado-por-tribunal-americano-e-pode-ser-julgado-nos-estados-unidos1
Foto: Brasil de Fato/Reprodução

Em decorrência disso, a Trump Media e a Rumble moveram um processo contra Moraes nos EUA, alegando que não deveriam ser obrigadas a cumprir ordens judiciais emitidas por ele. Parlamentares americanos alinhados ao trumpismo reforçaram as críticas e passaram a acusar o ministro brasileiro de censura extraterritorial.

A pressão também chegou ao Departamento de Estado. Em maio deste ano, o secretário de Estado, Marco Rubio, anunciou uma nova política de restrição de vistos a “autoridades estrangeiras e pessoas cúmplices na censura de americanos”. Segundo ele, “estrangeiros que trabalham para minar os direitos dos americanos não devem ter o privilégio de viajar para os Estados Unidos”.

alexandre-de-moraes-e-intimado-por-tribunal-americano-e-pode-ser-julgado-nos-estados-unidos2
Foto: Marco Rubio/Reprodução

A intimação recebida por Moraes afirma que, caso ele não apresente resposta no prazo estipulado, poderá haver sentença à revelia, atendendo ao pedido das empresas norte-americanas. “Caso não responda, será proferida sentença à revelia contra você, com base na reparação exigida na queixa”, diz o documento judicial.

No fim de maio, o Ministério da Justiça e Segurança Pública do Brasil confirmou ter recebido um ofício do governo dos EUA relacionado à atuação de Moraes. Segundo a pasta, o documento tem caráter apenas informativo, sem gerar qualquer encaminhamento formal no Brasil.

Ainda de acordo com o governo brasileiro, o ofício não passou pela Embaixada dos Estados Unidos e teria sido enviado diretamente pelo Departamento de Justiça americano ao Ministério da Justiça.




  • 0%