Águas de Palhoça realiza fiscalização para identificar irregularidades na rede de esgoto

Águas de Palhoça realiza fiscalização para identificar irregularidades na rede de esgoto
Foto: Divulgação

Desde o fim de julho, a concessionária Águas de Palhoça, empresa da holding Aegea, está executando no município uma etapa do projeto Sanear, voltado à fiscalização e orientação sobre o uso correto da rede coletora de esgoto. O objetivo é conscientizar a população e o comércio, prevenir irregularidades e garantir a eficiência do sistema de coleta e tratamento.

Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp

Para isso, equipes da Águas de Palhoça realizam fiscalizações para identificar pontos que necessitam de regularização, já que o uso inadequado do sistema pode gerar prejuízos diretos à população e ao meio ambiente, como obstruções na rede, extravasamentos em períodos de chuvas intensas e sobrecarga nas estações de tratamento.

O trabalho está sendo realizado em etapas:

Inspeção: inspeção geral na rede coletora de esgoto, com verificação do cadastro, localização dos poços de visita e sentido do escoamento.

Conexões: checagem das conexões ativas e inativas, existência de caixa de inspeção e matrícula do imóvel.

Obstruções: avaliação de bloqueios e da necessidade de intervenções ou reparos na rede, nas caixas de inspeção, poços de visita ou estações elevatórias.

Ligações: identificação de ligações clandestinas ou irregulares, que podem incluir ausência de componentes obrigatórios, como caixa de gordura ou válvula de retenção, ou ainda ligações feitas diretamente na drenagem pluvial.

Análise: levantamento de pontos críticos de mau uso da rede, como descarte de efluente industrial, lixo doméstico, resíduos escolares, de creches ou hospitalares. Quando necessário, será feita análise laboratorial.

Fumacê: aplicação da técnica para verificar a existência de águas pluviais ou conexões de drenagem ligadas indevidamente à rede coletora de esgoto.

Como funciona o fumacê

A tecnologia do termonebulizador, conhecida popularmente como fumacê, ficou conhecida no Brasil pelo combate ao mosquito da dengue. No saneamento, ela se mostra uma ferramenta eficiente na identificação de ligações irregulares à rede de esgoto.

O foco principal é detectar ligações de águas pluviais — oriundas das chuvas — na rede de esgoto. Para isso, a equipe se desloca até um ponto previamente definido da rede e injeta uma fumaça não tóxica por meio do equipamento.

Em condições normais, a fumaça permanece contida na tubulação. No entanto, quando há escape, isso indica uma possível irregularidade (ponto de infiltração), que deve ser investigada. Caso confirmada, os proprietários dos imóveis são orientados a corrigir a situação.

A importância da ligação correta à rede

A ação, que teve início no loteamento Alaor Silveira, começa hoje no loteamento Nova Palhoça, depois segue para o CEIP e, por fim, ao loteamento Madri.

Em caso de irregularidade, os proprietários serão orientados a realizar as adequações necessárias dentro de um prazo determinado. Caso não ocorra a regularização, poderão ser aplicadas sanções conforme as normas vigentes.

Por isso, a concessionária reforça a importância de que todas as ligações estejam de acordo com os parâmetros técnicos exigidos. Em caso de dúvidas, os moradores podem entrar em contato com a Águas de Palhoça pelo telefone 0800 595 4444.

A Águas de Palhoça está investindo continuamente em melhorias no sistema de coleta e tratamento de esgoto, contribuindo para a promoção da saúde pública, valorização imobiliária, melhoria das condições sanitárias e preservação de rios, mares e lençóis freáticos.




  • 0%