Clínica-Escola em São José oferece atendimento psicológico gratuito à comunidade

Clínica-Escola em São José oferece atendimento psicológico gratuito à comunidade
Foto: Imagem Ilustrativa/Divulgação

A prevenção ao suicídio começa pela escuta e pelo acolhimento. É com essa proposta que a Clínica-Escola de Psicologia da Estácio, em São José, oferece atendimentos gratuitos à comunidade.

Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp

O serviço, realizado por acadêmicos dos últimos períodos do curso e supervisionado por professores psicólogos, busca ampliar o acesso ao cuidado com a saúde mental e contribuir para a conscientização do setembro amarelo.

A campanha, que marca o mês de setembro, reforça a importância de identificar sinais de risco e oferecer apoio a quem sofre. Segundo a psicóloga e professora da Estácio, Giovana Lanhozo, mudanças de comportamento, isolamento social, falas sobre ser um peso para os outros, alterações no sono e abandono de atividades antes prazerosas podem ser indícios de sofrimento emocional.

“Esses sinais podem ser sutis ou muito evidentes, mas não devem ser ignorados. Estar atento pode salvar vidas”, afirma.

Giovana diz que expressões como “eu queria desaparecer” ou “as coisas seriam melhores sem mim” são pedidos de socorro que precisam de atenção imediata.

O acompanhamento profissional, por meio da psicoterapia, é um dos principais caminhos para prevenção, pois oferece um espaço seguro para compreender dores, resgatar a esperança e desenvolver estratégias de enfrentamento.

Nesse processo, a rede de apoio formada por familiares, amigos e colegas, também exerce um papel fundamental. Acolher sem julgamentos, validar a dor do outro e se mostrar presente são gestos que podem fazer toda a diferença. “Conversar sobre suicídio não incentiva a prática, pelo contrário: abre espaço para o cuidado e reduz o tabu”, reforça Giovana.

O coordenador da Clínica-Escola, professor e psicólogo humanista Nelson Junior Cardoso da Silva, lembra que qualquer pessoa pode procurar o serviço, seja por demanda espontânea ou por encaminhamento de unidades de saúde como postos e CAPS. Antes de iniciar o acompanhamento, cada paciente passa por triagem para avaliação das necessidades.

No Brasil, o CVV (Centro de Valorização da Vida) é referência em apoio emocional e pode ser acessado gratuitamente pelo telefone 188 ou pelo site da instituição. Em emergências, é fundamental acionar o Samu (192) ou procurar unidades de saúde como UPAs e CAPS, que oferecem atendimento psicológico e psiquiátrico pelo SUS.

Para agendar atendimento na Clínica-Escola de Psicologia da Estácio, basta entrar em contato pelo telefone (48) 3381-8074, que também atende via WhatsApp.




  • 0%