
A Primeira Turma do STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta quarta-feira (10) o julgamento do núcleo 1 da trama golpista, que inclui o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outros sete réus.
Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp
Até o momento, o placar está em 2 a 0 pela condenação. Na terça-feira (9), o relator, ministro Alexandre de Moraes, votou pela condenação de todos os acusados em um voto de cerca de cinco horas, considerado rigoroso e detalhado. Em seguida, o ministro Flávio Dino também votou pela condenação, mas defendeu penas menores para os generais Augusto Heleno e Paulo Sérgio Nogueira, além do deputado Alexandre Ramagem, por entender que tiveram participação secundária.
Expectativa para hoje
O destaque desta quarta-feira é o voto do ministro Luiz Fux, que pode divergir do relator. Entre os pontos em discussão, está a possibilidade de:
-
defender que o caso seja julgado no Plenário do STF, e não apenas na Primeira Turma;
-
tratar os crimes de golpe de Estado e de abolição do estado democrático de direito como um só, o que reduziria eventuais penas.
A sessão ocorre apenas no período da manhã, já que à tarde haverá reunião do Plenário do STF. Por isso, os votos da ministra Cármen Lúcia e do presidente da turma, Cristiano Zanin, podem ficar para quinta-feira (11).