Serviço Aeromédico do Samu em Joaçaba já ajudou a salvar mais de 200 vidas em 573 horas de voo

Serviço Aeromédico do Samu em Joaçaba já ajudou a salvar mais de 200 vidas em 573 horas de voo
Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Secom

O Serviço Aeromédico do Samu, que agora conta com uma base em Joaçaba, tem se consolidado como uma importante referência em atendimento para todo o Oeste catarinense. Em operação desde abril de 2024, o serviço oferece eficiência no transporte rápido de pacientes em estado crítico, contribuindo para o aumento das chances de sobrevivência em situações de alto risco.

Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp

Desde o início da operação no Meio-Oeste, o Arcanjo 04 (avião) já atendeu 219 ocorrências e realizou 573 horas de voo. Foram mais de 92 transferências de pacientes em estado crítico. Entre crianças menores de 2 anos, gestantes e adultos, além de transporte de órgãos vitais para transplante, evidenciando o serviço aeromédico na preservação de vidas neste período de pouco mais de um ano.

Com uma aeronave equipada com tecnologia avançada e uma equipe especializada formada por médicos, enfermeiros e pilotos treinados para atuar em situações complexas, o Serviço Aeromédico tem sido essencial para garantir o acesso rápido a hospitais de referência. Além disso, a atuação integrada com o Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e demais forças de segurança de SC reforça a eficiência e a abrangência do atendimento.

As principais origens das missões compreendem os municípios de Chapecó, São Miguel do Oeste e Xanxerê, enquanto os destinos mais frequentes foram Florianópolis, Lages, Joinville e Criciúma, com mais de 110 pousos realizados, garantindo agilidade e eficiência no acesso a centros de referência hospitalar.

Além dos atendimentos em solo catarinense, a aeronave prestou apoio interestadual, com voos para os estados do Paraná, Rio Grande do Sul, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso e Rio Grande do Norte, demonstrando sua abrangência e capacidade logística.

A aeronave também foi muito importante na atuação humanitária, prestando serviço nas cheias no Rio Grande do Sul em 2024, com ações de salvamento e apoio logístico. Uma das missões mais sensíveis foi a transferência de uma criança recém-nascida, com 16 dias de vida, da região afetada até a cidade de Curitiba. Outra operação de grande relevância envolveu o transporte simultâneo realizado com sucesso de duas gestantes em situações críticas.




  • 0%