
Santa Catarina é referência nacional no enfrentamento à violência contra a mulher e conta com um dos programas mais atuantes nessa área: o Botão de Pânico, disponível no aplicativo PMSC Cidadão (Polícia Militar de Santa Catarina), para Android e iOS. Atualmente, cerca de 14 mil mulheres no estado têm acesso ao recurso. Apenas em 2025, mais de 100 agressores foram presos em flagrante após o acionamento da ferramenta.
Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp
“Estamos trabalhando forte para retirar de circulação todos os covardes. Pelo aplicativo da Polícia Militar, a mulher que possui medida protetiva pode acionar a PM imediatamente, com apenas um clique. É rápido e seguro, permitindo até mesmo a comunicação direta com a polícia”, afirmou o governador Jorginho Mello.
O Botão de Pânico integra a Rede Catarina de Proteção à Mulher, programa focado na prevenção da violência doméstica e no acompanhamento de mulheres com medidas protetivas. Além de visitas preventivas e ações educativas, a Rede Catarina garante proteção ativa e conscientização social.
Números do programa
-
2024: 25.055 atendimentos preventivos realizados e 935 acionamentos do Botão de Pânico.
-
2025 (até agosto): 10.414 visitas e 512 acionamentos do recurso.
Para a capitão Karla Medeiros, coordenadora estadual da Rede Catarina, o trabalho é decisivo:
“As ações do programa ajudam a prevenir agressões e reforçam que a denúncia é fundamental para garantir a segurança de quem vive em situação de risco.”
O botão aparece na parte superior da tela inicial do aplicativo PMSC Cidadão e está disponível exclusivamente para mulheres acompanhadas pela Rede Catarina.
O app é gratuito nas lojas digitais (Android e iOS).