Ministério Público Federal abre inquérito para investigar esgoto na Praia da Joaquina

ministerio-publico-federal-abre-inquerito-para-investigar-esgoto-na-praia-da-joaquina
Foto: ND/Reprodução

O MPF (Ministério Público Federal) instaurou um inquérito civil para apurar a denúncia de extravasamento de esgoto na praia da Joaquina, no Leste da Ilha, em Florianópolis.

Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp

O procedimento, aberto na semana passada pelo procurador Renato de Rezende Gomes, aponta um “possível problema” no sistema de tratamento de esgoto de um hotel localizado à beira da praia. Para esclarecer o caso, foram expedidos ofícios à Casan, à Prefeitura de Florianópolis e ao diretor da Blitz Sanear, solicitando informações sobre a regularidade do sistema em operação no local.

Denúncia e flagrante

A situação foi revelada em março de 2025, após denúncia encaminhada pela ASJ (Associação de Surf da Joaquina). Na ocasião, a Casan (Companhia Catarinense de Águas e Saneamento) confirmou que se tratava de um derramamento irregular de esgoto, registrado em vídeo na praia, considerada uma das mais fotografadas de Santa Catarina.

O esgoto a céu aberto gera mau cheiro e desconforto a moradores, surfistas e turistas que frequentam a Joaquina, um dos cartões-postais mais famosos da capital.




  • 0%