04/08/2025, 11h19 - Atualizado em 04/08/2025, 11h19
Foto: Internet/Reprodução
O governo russo fez um alerta nesta segunda-feira (4) sobre os riscos de uma escalada verbal envolvendo armamentos nucleares, após o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciar o reposicionamento de dois submarinos nucleares da Marinha americana para “regiões apropriadas”. A medida foi anunciada por Trump na última sexta-feira (1º) como uma resposta direta às declarações do ex-presidente da Rússia Dmitry Medvedev, que hoje ocupa o cargo de vice-presidente do Conselho de Segurança russo.
Em coletiva de imprensa, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, preferiu minimizar a ação militar americana, mas reforçou a preocupação com o discurso adotado.
Foto: BBC/Reprodução
“Obviamente, os submarinos americanos já estão em serviço de combate. Este é um processo contínuo. Além disso, preferimos não nos envolver em tal retórica”, afirmou.
Peskov destacou ainda a posição da Rússia sobre o tema.
“Tratamos quaisquer declarações relacionadas a questões nucleares com grande cautela. A Rússia presta muita atenção ao tema da não proliferação nuclear. Acreditamos que todos devem ser extremamente cuidadosos com a retórica nuclear.”
Questionado por jornalistas russos sobre a possibilidade de uma guerra nuclear, o porta-voz descartou a hipótese.
“Em uma guerra nuclear, não pode haver vencedor… Não acreditamos que estejamos falando atualmente de qualquer tipo de escalada.”
Usamos cookies para garantir que oferecemos a melhor experiência em nosso site. Se você continuar a usar este site, assumiremos que está satisfeito com ele.Ok