Marcos do Val é alvo de operação da Polícia Federal e terá que usar tornozeleira eletrônica

marcos-do-val-e-alvo-de-operacao-da-pf-e-tera-que-usar-tornozeleira-eletronica1
Foto: Poder360/Reprodução

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta segunda-feira (4) uma operação contra o senador Marcos do Val (Podemos-ES), por determinação do ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal). O parlamentar é investigado no inquérito que apura uma suposta trama golpista para impedir a posse do presidente Lula e do vice Alckmin, em 2023.

Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp

O senador foi abordado no Aeroporto Internacional de Brasília, logo após retornar de uma viagem de dez dias aos Estados Unidos, realizada mesmo após decisão do STF, em vigor desde agosto de 2024, que determinava a apreensão de seu passaporte. Entre as medidas cautelares impostas, está o uso de tornozeleira eletrônica para monitoramento.

Durante a viagem, do Val publicou vídeos afirmando que estava nos EUA acompanhando a filha em parques de diversão, e que Alexandre de Moraes sabia antecipadamente de todos os detalhes da viagem.

marcos-do-val-e-alvo-de-operacao-da-pf-e-tera-que-usar-tornozeleira-eletronica
Foto: Jovem Pan/Reprodução

“Não estou aqui fugindo”, disse o senador em um dos registros.

Em nota, a defesa de Marcos do Val repudiou a operação da PF e disse que não houve descumprimento de medidas judiciais. Segundo os advogados, o senador comunicou sua viagem ao STF e ao Senado.

marcos-do-val-e-alvo-de-operacao-da-pf-e-tera-que-usar-tornozeleira-eletronica2
Foto: Waldemir Barreto/Reprodução

“A decisão de bloquear integralmente seu patrimônio ultrapassa os limites da razoabilidade”, destacou a nota, citando que os rendimentos do parlamentar sustentam sua família e ajudam a custear o tratamento contra o câncer da mãe.

A defesa também criticou a medida por, segundo ela, inviabilizar o exercício do mandato e ameaçar as prerrogativas constitucionais de um senador da República.




  • 0%