Governo de Santa Catarina anuncia monitoramento por câmeras em 1.038 escolas públicas

governo-de-santa-catarina-anuncia-monitoramento-por-cameras-em-1-038-escolas-publicas
Foto: Internet/Reprodução

O governo de Santa Catarina anunciou que irá instalar câmeras de videomonitoramento e sensores de movimento em todas as 1.038 escolas públicas estaduais do estado. A implantação será feita de forma gradual e a meta é concluir o projeto até o fim do mandato do governador Jorginho Mello, em 2026.

Clique aqui e receba as notícias do Tudo Aqui SC e da Jovem Pan News no seu WhatsApp

Atualmente, a segurança nas escolas é garantida por meio da Rede de Segurança Escolar da PMSC (Polícia Militar de Santa Catarina), vigias terceirizados e policiais atuando dentro das unidades pelo programa Escola Mais Segura.

Além das escolas, o projeto Cidade Mais Segura prevê o monitoramento de áreas estratégicas e de grande circulação com câmeras de reconhecimento facial. O sistema tem como objetivo identificar riscos, como criminosos com mandados de prisão em aberto. A tecnologia já demonstrou eficiência em eventos como o carnaval de Florianópolis e a Festa do Pinhão, em Lages.

As câmeras instaladas serão de alta definição e contarão com LED infravermelho, garantindo melhor desempenho em ambientes com pouca iluminação e maior integração aos sistemas de segurança existentes. O sistema ainda utiliza recursos de inteligência artificial para detectar humanos e veículos, diminuindo falsos alertas e aumentando a eficácia da vigilância. Também será possível buscar objetos específicos nas imagens, como mochilas e bicicletas.

Ao todo, considerando as duas etapas do programa, o governo pretende instalar cerca de 12 mil novas câmeras e 21.300 sensores de movimento em todas as regiões de Santa Catarina, reforçando a segurança pública no estado.




  • 0%