Apagão geral atinge Portugal e Espanha; outros países europeus também reportam falha

Apagão geral atinge Portugal e Espanha; outros países europeus também reportam falha
Mercado ficou às escuras na Espanha | Foto: MIGUEL RIOPA/AFP

Um apagão geral foi reportado por moradores de Portugal, Espanha e outros países da Europa na manhã desta segunda-feira (28), enquanto operadoras nacionais de rede elétrica afirmam estar em busca de soluções. Segundo relatos nas redes sociais, a falha também afeta nações como Finlândia e França.

A operadora de eletricidade espanhola Red Eléctrica afirmou ter ativado planos para restaurar o fornecimento. “As causas estão sendo analisadas e todos os recursos estão sendo dedicados à solução”, afirmou a empresa. “Continuaremos informando.”

A Renfe, operadora ferroviária da Espanha, também informou que houve uma queda de energia em nível nacional, causando a parada de trens e o cancelamento de viagens. No país, o blecaute afetou diversas cidades como Madri, Sevilha, Granada, Málaga e Cádiz. O jogo do Madrid Open entre Dimitrov e Fearnely precisou ser paralisado no segundo set, depois que uma câmera ficou parada em cima da quadra.

De acordo com jornais locais, o problema se estendeu pela Península Ibérica e atinge também linhas telefônicas e semáforos. Nos aeroportos, os embarques estão sendo feitos “à moda antiga” e o check-in de forma manual. A expectativa é que de que a conexão começará a ser restabelecida a partir das 13h locais (9h em Brasília) no norte e no sul da península.

A polícia de Portugal informou que semáforos e postes de iluminação pública correm o risco de falha. “Reduza a velocidade e preste atenção redobrada”, disseram os agentes, instruindo as pessoas a saírem de casas desnecessariamente. “Priorize a direção segura: sua calma salva vidas”, acrescentou o comunicado.

A E-Redes, que fornece eletricidade para Portugal, afirmou em comunicado que está trabalhando para restabelecer a conexão. “Este é um problema europeu mais amplo”, afirmou a empresa em comunicado, segundo a agência de notícias Reuters. O jornal local Diário de Notícias indicou que o grupo que liga todo os fornecedores de energia portugueses já reportou a situação ao Centro Nacional de Cibersegurança.

Ainda não há uma explicação oficial para as quedas de energia, embora nenhuma opção tenha sido descartada, incluindo a possibilidade de um ataque cibernético. Os governos espanhol e português estão investigando o blecaute com várias equipes técnicas, segundo o jornal El País.

Emissoras de rádio locais informaram que parte do metrô de Madri está sendo esvaziada pelas autoridades. Houve congestionamentos no centro da capital espanhola, pois os semáforos pararam de funcionar, informou a rádio Cader Ser. A polícia portuguesa, por sua vez, confirmou que semáforos foram afetados em todo o país, enquanto Lisboa e Porto fecharam o metrô e interromperam a circulação de trens.

Conforme a emissora local SIC, há pessoas presas dentro de vagões de metrô e hospitais começam a enfrentar problemas com a falha de energia. Faculdades como o Centro de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa já funcionam apenas com geradores.

Com informações de Veja. 




  • 0%