Florianópolis decreta Luto Oficial por três dias pela morte do Papa Francisco

Florianópolis decreta Luto Oficial por três dias pela morte do Papa Francisco
Foto: Reprodução/Vatican News

O prefeito de Florianópolis, Topázio Neto, decretou luto oficial por três dias na cidade, em virtude da morte do papa Francisco. O pontífice morreu aos 88 anos, no início da manhã desta segunda-feira (21) no Vaticano, ainda madrugada aqui na Capital.

O município reconhece a atuação em prol das pessoas, principalmente daquelas mais vulneráveis, dialogando com as diferentes religiões.

O Decreto será publicado nesta segunda-feira (21) em edição especial do Diário Oficial do Município.

Última aparição no Domingo de Páscoa

O pontífice argentino havia passado por episódios de dificuldades respiratórias no começo do ano e ficou internado por quase 40 dias no Hospital Gemelli. Francisco fez a última aparição pública no domingo de Páscoa (20), durante as celebrações da Páscoa na Praça de São Pedro, no Vaticano.

Francisco encerra um pontificado de pouco mais de 12 anos que marcou a história da Igreja Católica por sua simplicidade, abertura e compromisso com os mais vulneráveis. Eleito em 2013, tornou-se o primeiro papa latino-americano, o primeiro jesuíta e o primeiro não europeu a liderar a Igreja em mais de um milênio.

Ao longo de seu papado, defendeu com firmeza pautas sociais, como o combate à pobreza, a proteção do meio ambiente, a acolhida de migrantes e o respeito às minorias. Também enfrentou desafios internos ao propor reformas na estrutura e na cultura da Igreja, buscando aproximá-la de temas contemporâneos e da realidade das pessoas.




  • 0%