
Os deputados federais e senadores de Santa Catarina têm audiência marcada com o ministro dos Transportes, Renan Filho, e uma reunião com a direção da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), na próxima quarta-feira (23), em Brasília, para tratar das soluções no trecho da BR-101, no Morro dos Cavalos, em Palhoça.
Os dois encontros foram confirmados pelo deputado federal Pedro Uczai (PT), coordenador do Fórum Parlamentar Catarinense.
A expectativa dos parlamentares é a de sair dos encontros com duas perspectivas: o avanço das tratativas para prorrogar a concessão da Arteris Litoral Sul, com a o aditamento de obras no Morro dos Cavalos em contrato, ou o repasse do trecho para a CCR, responsável pelo trecho sul da BR-101, com a obrigação contratual de realizar as devidas ampliações na Grande Florianópolis.
À mesa, além do projeto que já existe da construção de dois túneis, também estará a alternativa de um contorno viário, proposta que tem, inclusive, o respaldo do governador Jorginho Mello (PL), que admite trocar os R$ 380 milhões, repassados pelo governo Carlos Moisés para obras federais, para financiar metade da obra.
De acordo com a assessoria de Uczai, não haverá a participação de deputados estaduais catarinenses. Na semana passada, a bancada regional do Sul conseguiu aprovar uma moção para marcar uma audiência com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), para debater soluções para o Morro dos Cavalos.