
A Bancada do Sul na Alesc (Assembleia Legislativa de Santa Catarina) vai apresentar uma moção ao governo federal apelando por uma solução imediata para os problemas do trecho da BR-101 conhecido como Morro dos Cavalos, em Palhoça, na Grande Florianópolis.
No documento, que será votado em plenário na sessão desta quarta-feira (9), os parlamentares também vão solicitar audiência com o presidente da República e com o ministro dos Transportes para tratar do assunto.
A moção foi elaborada durante reunião extraordinária da Bancada do Sul, realizada no fim da tarde de terça-feira (8), na Presidência da Alesc. No documento, os deputados destacam que o acidente ocorrido na região no último domingo (6), quando um caminhão carregado com etanol tombou e pegou fogo, deixando cinco pessoas feridas e mais de 20 veículos incendiados, evidencia a periculosidade do trecho, que há anos espera pela construção de um túnel.
“Estou falando desde minha posse como presidente [da Assembleia]. O grande problema de Santa Catarina vai ser a infraestrutura. O escoamento da produção será prejudicado, a vida das pessoas será prejudicada se não tivermos providências”, afirmou o presidente da Alesc, deputado Julio Garcia (PSD), que é membro da Bancada do Sul e participou da reunião desta terça. “Devido a esse grave acidente, a Bancada do Sul resolveu apresentar essa moção, com um pedido de audiência ao presidente da República, para expormos a situação.”
“Todo mundo sentiu na pele o que ocorreu no domingo no Morro dos Cavalos. E não foi a primeira vez”, destacou o deputado Tiago Zilli (MDB), coordenador da bancada. “A solução para esse problema é necessária por uma questão de segurança, é uma questão de infraestrutura. Não se pode trancar o estado cada vez que ocorre um problema lá.”
Zilli afirmou que o Fórum Parlamentar Catarinense, formado pelos deputados federais e senadores do estado, também será convidado para participar das audiências. O objetivo principal é buscar uma solução para as constantes interdições registradas no trecho, que comprometem uma das principais rodovias do estado.
“Existem sugestões de alternativas [ao túnel]. A comunidade indígena que está no local é a favor [da construção do túnel]. Já tem licença ambiental, já tem o projeto. Precisamos tirar os entraves para essa solução, porque Santa Catarina merece pela importância que essa rodovia tem”, completou Zilli.
A mobilização da Alesc em prol de uma solução para o Morro dos Cavalos não é novidade. Tanto a Bancada do Sul quanto a Bancada da Grande Florianópolis já trataram do assunto e elencaram a construção do túnel como prioridade em suas agendas de trabalho.